sexta-feira, 7 de março de 2008

Na corda bamba...


Efectivamente não ando com vontade nenhuma de escrever...


As preocupações com o miúdo são imensas e o facto de não ter vaga no colégio que queria está a tirar-me o sono...


Ele é uma criança um bocadinho diferente da maioria que conheço, um bocadinho mais eléctrico, um bocadinho mais activo, um bocadinho mais curioso, um bocadinho mais respondão, um bocadinho mais falador, um bocadinho mais inteligente, um bocadinho mais interessado...


E estes bocadinhos todos juntos dão... o Calvin em pessoa!


Ora o colégio onde está desde Setembro passado não acha grande piada à criança extraordinária que ele é e trata-o como se fosse um menino malcriado, mimado e agarrado às saias da mãe!


Eu que sempre desejei um colégio virado para os métodos pedagógicos de Escola Moderna, vejo-me obrigada a aceitar que o meu filho seja posto de castigo a comer numa mesa sozinho porque estava a cantar e com o cotovelo entornou a sopa que tinha à frente! Claro que ele já está habituado a comer sem amigos ao pé porque durante o 1º período, e como não consegue ter as pernas quietas, esteve sentado sem ninguém à volta. Nem à frente, nem ao lado esquerdo, nem ao lado direito...

E tenho o envelope para lá inscrever a miúda em cima da mesa, à espera que aconteça um milagre...

Pronto, já me apetece chorar outra vez!

9 comentários:

Abraçar disse...

Oh que chatice, não consegues encontrar outra escola?

A Cor da Rosa disse...

Também é um bocadinho mais giro! E sim, vai acontecer um milagre. De certeza, porque ele também é um bocadinho mais amado.

Tella disse...

Tb gosto da linha pedagógica do Movimento da Escola Moderna. Dá muitas ferramentas aos miúdos, sem dúvida.

Su disse...

Manhã de Inverno, quem me dera mudá-lo já! Mas são tantas dúvidas quanto ao que será melhor para ele, que fico sem saber o que fazer... mudar para outro sítio idêntico está fora de questão e o colégio onde sei que seria diferente não tem vagas...

Cor de Rosa, imaginas aquele menino a comer sozinho? A olhar para os outros a brincarem e não poder ir por estar de castigo? Ou chegar para o ir buscar e ver a cara dele enconstada às grades do portão à espera que o vá buscar porque se portou mal?

Tella, e principalmente dá a possibilidade às crianças de serem elas próprias, de se conhecerem e de descobrirem as suas imensas qualidades, de se aceitarem e de aceitarem os outros. Parece pouco, mas seria o suficiente para que tivessemos um mundo melhor...

De dentro pra fora disse...

Será assim tão dificil compreende-los, tive a sorte do no 1º ciclo ver o meu filho ser seguido pelos olhos de alguém(professora)interessado...
com muita pena minha, não posso dizer o mesmo nos anos seguintes... as capacidades..ás vezes são vistas como defeitos, e não qualidades...

Dreamlu disse...

Olá Su!Em relação ao q me perguntaste, não conheço nenhuma escola nessa zona, q siga a metodologia do MEM.Como sabes, isso depende muito da educadora ou professora. Não é uma metodologia fácil, e é bastante trabalhosa. No entanto, os seus resultados são espantosos!A minha sugestão é que vás ao site do Movimento, e mandes um e-mail, p q te possam informar, pois têm uma lista de membros, sócios do Movimento, e os respectivos locais de ensino.
Bjs e boa sorte!

Su disse...

Dreamlu, obrigada pela pronta resposta! Gostei muito do teu blog e já sou uma visita assídua!

Enviei um email a pedir informações para o site do MEM. Vamos ver se tenho alguma resposta que me oriente nesta procura.

Falei com uma Educadora amiga que me disse exactamente isso, que depende de quem está a acompanhar as crianças...

A diferença de comportamento do meu filho entre o ano passado e este é abissal! No antigo colégio a Educadora tinha a formação do MEM, a directora também considerava esse método como o melhor e tudo corria bem... neste colégio somos considerados pais permissivos... enfim...

Mais uma vez obrigada e beijinhos!

Anónimo disse...

Talvez seja um bom momento para parar e de facto pensar se não estarão a ser permissivos de mais...pelos textos que li já vi que "endeusa" o seu rapaz, achando-o superior às outras crianças...aliás chega a admitir que ele é mais importante para si do que os seus outros filhos, por estas mesmas palavras, o que também não me parece muito pedagógico, para uma pessoa que aparenta preocupar-se com pedagogia. O comportamento dele está a prejudicar as outras crianças e pelo que descreve não parece uma criança disciplinada. Ou acha que todas as outras crianças são paus mandados e só o seu é maravilhoso, porque é mais inteligente e respondão, segundo as suas próprias palavras? Cá me parece é que é uma criança que julga que é melhor e tem mais direitos do que os outros, o que não é culpa dele pois educam-no assim em casa...
Não me parece que o MEM tenha algo a ver com isto.

Su disse...

Caro anónimo, leia-me com mais atenção e pode ser que mude de opinião. Seja como for, continue.