segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

O Ontem É Hoje E O Amanhã Já Foi...


Pai e Diogo, algures em 1978
_

Eu tinha quase 4 anos quando o meu irmão mais novo nasceu. Não me lembro de nada... nem da barriga da minha mãe, nem do nascimento, nem das possíveis noites mal dormidas, dos choros ou do berço... de repente, ao escrever isto, lembrei-me do berço! Azul escuro, ao lado da cama dos pais! Era ali que ele dormia! E que dormimos os 3...



Acho sempre estranho ver as fotografias na clínica, eu a olhar para dentro do berço, a olhar para ele e não me lembro de nada! Eu com um grande sorriso abraçada a ele no jardim em baixo de nossa casa e nada disso na minha cabeça... estranho...





Tenho uma memória vaga, a nossa mãe a pôr-lhe a fralda de pano, com imenso cuidado com o alfinete e eu deitada ao lado a ver, a dar o pó de talco...




O meu irmão mais novo cedo se mostrou um miúdo mais velho, mais responsável (eu dizia que ele era a "ovelha branca da família") e cedo saiu de casa, foi estudar para o norte, passou a fronteira e outras fronteiras e mais outras...




Ele estava longe quando nasceu o meu filho e quando, poucas horas depois, por telefone lhe disse que se iria chamar Diogo, ouvi um silêncio, uma voz meia embargada... O meu irmão também se chama Diogo!


Mãe e Diogo, algures em 1978

-


Hoje recebi um email dele, referindo-se ao meu blog: "Ao ver a tua foto com o Dioguinho, lembrei-me de te enviar estas, que estão no lote das minhas preferidas. Talvez vejas algumas semelhanças."




Talvez...

3 comentários:

A Cor da Rosa disse...

Até hoje nunca te tinha achado parecida com a tua mãe!

Su disse...

Até hoje... O MB é que tinha razão, quando percebeu de quem era ela mãe! Disse-lhe logo que eu e ela eramos iguais(!)...

Bem, era pior se me achassem parecida com o meu pai!

Abraçar disse...

Tão bonitas as fotos e têm muitas semelhanças, sim!

http://luzesombra.wordpress.com/