terça-feira, 1 de janeiro de 2008


Deixei de fumar há 5 anos e meio.


Sempre fumei pouco e sempre controlei a minha dependência: o primeiro cigarro só acontecia pelas 11 horas da manhã, nunca fumava no carro, raras vezes em casa e em bares e discotecas não sentia necessidade de acender um no meio da fumarada envolvente. Acabava por fumar cerca de 5/7 cigarros por dia.


Quando engravidei do Diogo, contrariamente ao que ouço dizer, não enjoei os cigarros... pelo contrário, sentia muito mais vontade, o que tornava tudo mais difícil! Fumava 4/5 cigarros por dia, mas a muito custo... acho que nunca senti tanta falta do cigarro seguinte!


Grávida de 5 meses e meio, numa noite de sexta-feira em casa de uma amiga, fumei uns 10 cigarros. No dia seguinte, ao acordar, tomei consciência: nesse dia tinha fumado 15 cigarros! Resolvi então diluir esses extra 10 pelo fim de semana e pensei "- Este fim de semana não fumo!"


E na segunda-feira pensei "- Agora só fumo o próximo na sexta!"


E na sexta resolvi não fumar, no sábado decidi adiar para domingo, e na segunda feira já não fumava há 10 dias.


Andava meia maluca, andava estrategicamente atrás de quem fumava, pedia à minha amiga para me soprar fumo para a cara, e começou a ser difícil estar com quem fumasse...


Durante quase 2 anos os dias foram passados um de cada vez, a adiar o próximo cigarro para o outro dia e dizia sempre que não fumava há xis dias.


Só quando fez 2 anos que não tocava num cigarro é que percebi que já não fumava! Hoje em dia nem penso que algum dia o fiz e só muito raramente me apetece dar uma passa, coisa que conscientemente sei não volta a acontecer. Quanto menos dias a fumar, mais dias na companhia de quem amo. Este foi o meu motivo: os meus filhos precisam de mim.


Não quero fumar, não sinto necessidade, não sou dependente e sou livre!

Um exelente ano de 2008 para todos!






2 comentários:

Abraçar disse...

Eu fico feliz com esta lei. Finalmente podemos respirar à vontade em todo o lado! Ainda bem que deixaste de fumar.

http://luzesombra.wordpress.com/

Su disse...

Acho que esta lei é a mais acertada, para os não fumadores e para os fumadores!

Estão mais que provados os maleficios do tabaco e não é de país civilizado aceitar que se fume em sítios públicos. Ninguém anda a mandar radiações para cima uns dos outros ou às facadas e aos tiros, não é?

A obrigação do estado não fica por aqui e é necessário tomar outras medidas que ajudem os fumadores. Está igualmente provado que a adição é uma doença e tem de ser encarada como tal!

Tem de haver um acompanhamento válido e sério para com quem quer deixar de fumar. Não basta proibir, já se sabe!

Na minha opinião, nos locais de trabalho devia ser exigido a existência de locais próprios para quem o quisesse fazer.